8ito Recicla

Projetos Ambientais

A 8ito tem um compromisso com o desenvolvimento sustentável e entende que para isso é preciso equilibrar a qualidade dos serviços que prestamos com práticas voltadas à redução do impacto ambiental dessas atividades. Utilizamos somente papel reciclado, materiais bio-degradáveis, reduzimos as emissões de carbono através da utilização de ferramentas para atendimento remoto, computadores e monitores que consomem menos energia. Também firmamos parcerias para o descarte consciente de computadores usados, peças danificadas, cartuchos de impressora, e outros equipamentos que utilizamos em nossa área de atuação.

O lixo eletrônico é uma fonte de poluentes perigosos, que devem ser enviados para tratamento em centros especializados que possuam métodos e equipamentos capazes de neutralizar os compostos químicos contaminantes, como metais pesados por exemplo e extrair materiais que serão reutilizados em novos produtos. O uso de materiais reciclados reduz o consumo de energia necessário para produzir novos computadores, além de preservar outros recursos naturais como a água.

 

A 8ito é parceira do MetaProjeto, uma iniciativa do governo de São Paulo que oferece oficinas sobre vários temas ligados à tecnologia e inclusão digital no posto do Acessa São Paulo, no Parque da Juventude. A 8ito doa computadores, monitores, impressoras e outros equipamentos ainda em funcionamento, que são utilizados nas salas de aula das oficinas.

O MetaProjeto também recebe a sucata gerada pelo processo de manutenção de nossos computadores ou descartadas por nossos clientes, seleciona o material recebido e  reaproveita peças e componentes nas aulas de manutenção de computadores e no reparo de seus próprios computadores. Também monta kits didáticos que são utilizados em sala de aula por outros postos do projeto, separa partes metálicas e plásticos não-poluentes, doando estes materiais aos sucateiros da região.

Graças a uma parceria com uma empresa privada certificada para o tratamento do lixo eletrônico, o MetaProjeto descarta adequadamente as placas de circuito impresso, monitores CRT e LCD inaproveitáveis, componentes, baterias e outros detritos que contém elementos contaminantes.

Tudo isso, além de aproveitar ao máximo todos os recursos da tecnologia, evita que o lixo eletrônico, que oferece risco a saúde e ao meio ambiente, seja descartado de forma inadequada ou sem tratamento. Todo o material tratado recebe uma certificação de que o mesmo foi processado segundo as normas ambientais.

Participe também desta iniciativa: doe seus equipamentos obsoletos em funcionamento e participe da inclusão digital e oficinas de aprendizado da população carente da cidade. Consulte-nos sobre como doar seus equipamentos para a parceria 8ito/MetaProjeto.

 

O blog Lixo Eletrônico reúne textos dos técnicos e pesquisadores do Laboratório de Inclusão Digital e Educação Comunitária da Universidade de São Paulo, além de notícias sobre tecnologia verde, debates sobre legislação do setor e informações para empresas e pessoas que procuram orientações sobre como reciclar materiais tecnológicos adequadamente.

A 8ito apóia as iniciativas do blog, como a recente publicação de um manifesto contra a exclusão dos eletro-eletrônicos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que, por pressão dos fabricantes, haviam sido deixados de fora do texto do projeto de lei. A pressão do blog e de seus apoiadores resultou na revisão desta decisão e na re-inclusão dos eletro-eletrônicos na lista de resíduos sólidos que devem ser tratados pelos fabricantes após o descarte.  

Veja aqui:  http://www.lixoeletronico.org/blog/e-os-eletronicos-voltaram-politica-nacional-de-residuos-solidos